Mai Baum

Mai Baum

Desde o século XVIII, a Maibaum representa para as comunidades um símbolo de organização e união, principalmente porque, para haver êxito em sua colocação isto é de suma importância. Existe um provérbio que diz: A Maibaum é o testemunho de que a união da comunidade esta bem visivelmente afixada.

Após a segunda Guerra, a Maibaum se tornou parte integrante permanente de muitas comunidades e cidades, com destaques às da Baviera, Baden e o oeste da Alemanha. Segundo costumes tradicionais, realiza-se um desafio entre os povoados vizinhos. Este está diretamente relacionado ao tamanho e à beleza da “árvore”. Desde os tempos antigos, a Maibaum é um símbolo para o comércio, artesanato, comidas locais e famílias. Isso porque elas carregam os símbolos das corporações profissionais regionais, mais especificamente, dos artesãos, e famílias importantes da cidade. De acordo com as riquezas da comunidade, estas placas-símbolos são mais ou menos ricamente confeccionadas. Tudo é permitido, desde simples placas pintadas, passando por esculturas em madeira, até magníficos relevos. São os artesãos locais, obviamente, que se incumbem deste trabalho.

As Maibäume são geralmente colocadas em entradas de cidades em locais abertos. A própria Maibaum é um mastro de madeira que diminui seu diâmetro para cima. Esta é praticamente sempre pintada de branco e azul em forma espiral.

Comumente as Maibäume sempre são erguidas a cada cinco anos, e é obrigatório ser no primeiro dia de Maio. A nova Maibaum deverá ser colhida no ano anterior, ser preparada com as podas dos galhos, deixando-a secar em local seguro, para então ser pintada com as conhecidas listras brancas e azuis. Em seguida inicia-se os trabalhos de retirada das medidas para o feitio das placas-símbolo, feito pelo Zünfte (artesão). Ela é erguida no primeiro dia de maio como já mencionado, e neste dia precisa-se de muitas pessoas para trazer a árvore na posição vertical. Segundo a tradição, não se pode de maneira alguma utilizar qualquer auxilio de máquinas. A colocação acontece com o auxilio de duas estacas chamadas localmente de “Schwaiberl”, ou seja, andorinhas. Este nome provavelmente provém do fato das duas estacas, quando pressionadas contra a Maibaum, se assemelham ao rabo de uma andorinha. A parte superior da Schwaiberl é unida com cordas firmemente amarradas, e então são pressionadas contra a Maibaum erguendo-a. E não é incomum que se passem horas para que a árvore esteja completamente de pé.Características da Maibaum Com a Maibaum erguida, são colocados os ornamentos tais como: - galinho do tempo (wetterhahn), no topo da árvore; - Placas-símbolos, representando as associações, famílias, profissionais e empresas (Zunfttafeln); - Bandeiras da Cidade e do País; - Arco de festão - Placa explicativa e comemorativa ao Maibaum;
Fonte: Fabiano Siegel


Faltando alguns meses para a celebração da Maibaum, conhecida como Árvore de Maio, Guabiruba já começa a se preparar. De origem alemã, a tradição foi trazida ao município em 2008 e chega à 3ª edição no próximo ano.
Trata-se, em resumo, de um mastro de madeira pintado de branco e azul em forma espiral. Ela é erguida sem ajuda de força mecânica, a cada cinco anos, sempre no primeiro dia de maio, como símbolo de organização e união, pela Associação Artístico Cultural São Pedro (AACSP).
Para 2018, uma novidade: a árvore terá 21 metros, enquanto nas edições anteriores tinha 17. O tamanho influenciará no peso, que será de 800 kg, de acordo com estimativa de Vandrigo Kohler e Fabiano Siegel, coordenadores do projeto.
Fonte: Jornal O Município

Foto: Fabiano Siegel

Comentários